Apesar da situação atual que o mundo vem passando, as atividades relacionadas ao transporte estão e sempre estarão presentes no dia a dia das pessoas, seja a trabalho ou a lazer. Tomando todos os cuidados necessários para evitar a contaminação própria e de outras pessoas por doenças graves, os setores de transporte aéreo, marítimo e terrestre vêm se reinventando para poder garantir o transporte seguro e adequado para as pessoas. No que diz respeito ao transporte, seja ele terrestre, marítimo ou aéreo, tão importante a saída e o destino, está a acessibilidade ao meio de transporte.
No caso do transporte aéreo, a aeronave possui portas que se distanciam de 1,5m a 6m do solo, sendo necessário um equipamento específico, como uma escada para embarque e desembarque como meio de acesso e saída. Assim, a escada para avião de ter a altura exata da soleira da porta para que não sejam gerados degraus na entrada que podem causar acidentes.
Dentre os tipos de escada disponíveis, a escada para avião mais comumente usada é a escada plataforma, pois esta possui características comuns que atendem as necessidades da aviação tradicional. Confeccionada em duralumínio, uma liga de alumínio leve e com elevada resistência à ação do clima, e com rodízios, atende as necessidades de transporte e acesso em aeronaves de pequeno porte. Além disso, a escada para avião do tipo plataforma, com o objetivo de garantir segurança aos usuários possui degraus de elevada resistência com superfície que oferece aderência, evitando acidentes.
Outro tipo de escada para avião comumente utilizada é a escada reboque ou escada motorizada, que possuem propulsão elétrica ou por motor a combustão. Este modelo de escada para avião é normalmente utilizada em aeronaves de grande porte, pois, normalmente, possuem ajuste de altura para atendimento as demandas de diferentes modelos de aeronaves. Similar às escadas para aeronaves de pequeno porte, visando a segurança do usuário, possuem as mesmas características de degraus aderentes, visando evitar acidentes.