Quando há a necessidade de transporte de produtos químicos agressivos, como gases e líquidos inflamáveis, ácidos e bases fortes, combustíveis ou produtos com características alimentícias (food grade), por exemplo, estes devem ser transportado em um recipiente fechado posicionado na carreta de um caminhão preparado. Este recipiente, capaz de suportar altas pressões, de manter a temperatura do produto transportado e de não reagir a produtos corrosivos é chamado de Isotanque. Desta forma, o Isotanque se torna um recipiente versátil e pronto ser usado, seja em transporte quanto em situações estacionárias, visto que seu funcionamento e instalação são muito simples.
Para que seja usado de maneira adequada deve ser construído com base em normas internacionais que garantam que o produto seja seguro e siga os padrões construtivos semelhantes a contêineres. Assim os isotanques ocupam o mesmo espaço que um contêiner de modo que facilite a organização de cargas no local onde por disponibilizado.
Assim, quando é necessário se posicionar na parte superior, uma escada para isotanque é utilizada. Essa necessidade se dá sempre que o isotanque precisar ser inspecionado ou passar por manutenção, uma vez que, neste momento, é necessário o acesso à toda estrutura. Além disso, o carregamento e descarregamento e o descarregamento é normalmente realizado pela parte superior, fazendo com que a escada para isotanque seja necessária neste momento.
Para garantir o acesso na parte superior, os tipos de escada para isotanque mais comuns no mercado são a escada paralela fixa e a escada plataforma. Com relação a escada para isotanque paralela, esta deve ser fixa e não deve possuir sua estrutura projetada para fora da estrutura do tanque, de modo a não prejudicar o armazenamento e o empilhamento dos tanques. Já no caso da escada para isotanque do tipo plataforma, estas podem ser fixas ou móveis e devem ter corrimão para garantia da segurança dos usuários.