A banqueta industrial é uma ferramenta auxiliar de trabalho, muito conhecida em diversas áreas e comumente utilizada pelo setor hospitalar, por exemplo, pois todas as clínicas e hospitais possuem uma para auxiliar o paciente a subir na cama deixando-o em uma altura confortável para os médicos e enfermeiros cuidarem do paciente. Ou seja, a banqueta industrial é uma ferramenta versátil voltada principalmente para o usuário efetuar suas tarefas com ergonomia e conforto, evitando lesões causadas por movimentos prejudiciais à sua saúde física.
Indicadas para dar suporte às atividades semiprofissionais, profissionais e industrias, a banqueta industrial foi feita para trabalho em pouca altura, de no máximo 60 cm. Por isso, ela é um acessório de prateleiras, pois permite acesso seguro e confortável em patamares mais elevados, principalmente se o objeto coletado ou alocado possuir peso considerável. Porém, alguns fatores devem ser considerados para uso desta escada. Volumes muito grandes atrapalham a visibilidade de quem os está manuseando, por isso, mesmo sendo leves, objetos volumosos devem ser transportados com mais cuidado ou em dupla, por exemplo.
Um outro ponto a ser observado é que geralmente a banqueta industrial é usada em atividades muito repetitivas, o usuário vai subir e descer várias vezes ao dia. Desta forma, não é aconselhado carregar objetos muito pesados, sempre apoiar a ponta do pé primeiro e depois o restante, evitando-se impactos nos joelhos e sobrecargas na lombar. Outro ponto a ser observado é a organização e o planejamento da área de trabalho, pois a banqueta é pequena e muitas vezes pode não ser visualizada por quem está transitando na área em busca de objetos em áreas elevadas e causar acidentes como tropeções, pancadas e quedas. Por isso é muito importante técnicos e engenheiros de segurança criarem procedimentos de trabalho e instruir os colaboradores sobre como utilizar e criar procedimentos de trabalho, com a finalidade de preservar a saúde de quem utiliza a banqueta e de quem transita pela área onde ela é utilizada.
Outro fator importante é forma como as banquetas são construídas. Elas devem ser de material leve, pois constantemente são levadas de um lugar a outro, resistente e possuir etiqueta indicativa de capacidade máxima de carga, possuir pés antiderrapantes, degraus antiderrapantes e manual de uso. Frequentemente deve-se fazer inspeções na escada, verificando a integridade da estrutura, caso os pés antiderrapantes estraguem, a banqueta industrial não deverá ser usada até que novas sapatas antiderrapantes sejam colocadas. Não utilizar a banqueta em pisos irregulares, pois a banqueta não ficara estável, provocando desequilíbrio para quem usá-la.
Em nosso site você encontrará:
- ESCADA TIPO BANQUETA PRO;
- ESCADA TIPO PEDESTAL;
- ESCADA TIPO PALANK;
- ESCADA CAVALETE PROFISSIONAL;
- ESCADA DUPLA FUNÇÃO 2X1;
- ESCADA DUPLA PINTOR;
- ESCADA DUPLA REGULÁVEL;
- ESCADA DUPLA PROFISSIONAL;
- ESCADA EXTENSIVA MÓVEL;
- ESCADA COM EXTENSÃO;
- ESCADA VERTICAL PARA TORRES;
- ESCADA PLATAFORMA – ATENDE A NORMA NR 12;
- PLATAFORMA NR 12 RUBBER;
- ESCADA PLATAFORMA PADRÃO;
- ESCADA PLATAFORMA DOBRÁVEL;
- ESCADA ENCOSTO SIMPLES;
- ESCADA ENCOSTO PROFISSIONAL;