Meios de acesso a máquinas, prateleiras ou estantes devem ser estáveis, de modo a não permitir o tombamento ou a rolagem da plataforma durante a realização do trabalho. Desta forma estes acessos devem ser dimensionados, construídos e instalados de modo seguro e resistente, atendendo a demanda do trabalho em que o objeto de acesso foi aplicado. Além destas recomendações, a NR12 estabelece que, por exemplo, as escadas devem possuir degraus constituídos de materiais ou revestimentos antiderrapantes, devem ser mantidas desobstruídas e ser localizadas e instaladas de modo a prevenir riscos de queda, escorregamento, tropeçamento e dispêndio excessivo de esforços pelos trabalhadores ao utilizá-las.
Trabalho em altura é considerado quando a atividade exercida ocorre acima de 2,0 metros. Mas mesmo quando a atividade ocorre abaixo de 2,0 metros, conforme citado na NR12, devem ser tomadas providencias voltadas para a eliminação de riscos de acidentes e lesões aos executantes das atividades. Por isso, em atividades de pouca altura, os equipamentos de acesso devem ser projetados e construídos de acordo com a legislação vigente, não se isentando também de instruções de uso e avisos de limitações estruturais.
A escada banqueta é um exemplo de acesso para casos de atividades em pouca altura. Com alturas de 30 cm a 60 cm, promovem fácil acesso a prateleiras, estantes e armários, atendendo a todos os requisitos de segurança, inclusive das normas internacionais como a ANSI, ASTM, DIN EM 131. São fabricas em duralumínio com montantes laterais em perfil retangular, na liga 6005-T6. Seus degraus possuem estrias antiderrapantes (chapa tipo xadrez), garantindo excelente aderência e estabilidade ao solado dos calçados e seus pés são revestidos com sapatas antiderrapantes em poliuretano.
Algumas informações devem ser observadas quando qualquer equipamento de acesso for utilizado, não se restringindo às atividades laborais, mas inclusive domésticas. O peso suportado pela escada, sendo o peso do usuário e o peso da carga transportada por este, caso a situação exija. Estas informações de limite de carga e forma de uso devem estar presentes no manual técnico da escada e impressa no equipamento. Nunca utilizar escadas carregando objetos que impeçam a visualização dos degraus e optar sempre por dividir a carga de forma simétrica, por exemplo dividir a carga transportada em duas sacolas, colocadas uma em cada mão.
Em nosso site você encontrará:
- ESCADA TIPO BANQUETA PRO;
- ESCADA TIPO PEDESTAL;
- ESCADA TIPO PALANK;
- ESCADA CAVALETE PROFISSIONAL;
- ESCADA DUPLA FUNÇÃO 2X1;
- ESCADA DUPLA PINTOR;
- ESCADA DUPLA REGULÁVEL;
- ESCADA DUPLA PROFISSIONAL;
- ESCADA EXTENSIVA MÓVEL;
- ESCADA COM EXTENSÃO;
- ESCADA VERTICAL PARA TORRES;
- ESCADA PLATAFORMA – ATENDE A NORMA NR 12;
- PLATAFORMA NR 12 RUBBER;
- ESCADA PLATAFORMA PADRÃO;
- ESCADA PLATAFORMA DOBRÁVEL;
- ESCADA ENCOSTO SIMPLES;
- ESCADA ENCOSTO PROFISSIONAL;