Silos são benfeitorias destinadas ao armazenamento de grãos ou cimento. Além de armazenar, estas estruturas são projetadas para dar manutenção da qualidade do produto e facilitar o armazenamento e, posteriormente a remoção do material, para envio ao consumidor/cliente. Estas estruturas possuem variações de dimensões e configurações, conforme a necessidade de uso.
Os silos utilizados na agricultura para o armazenamento de sementes e cereais, comumente são construídos com estrutura metálica e o tamanho varia com o volume de produto que será armazenado. Estas estruturas recebem o produto limpo e seco, e quando necessário, os grãos devem receber aeração para uniformizar a umidade ou resfriar os grãos. E para que esta manutenção dos grãos ocorra, a estrutura deve possuir equipamentos que provoquem esta ventilação e deve possuir acessos que permitam a análise e coleta dos grãos dentro do silo.
Desta forma, as escadas para silos são imprescindíveis à estrutura e à manutenção da qualidade do produto armazenado. A escada para silo pode ser de dois tipos, a do tipo marinheiro, com guarda corpo e plataforma de descanso quando a cada lance de 9 metros de altura ou do tipo caracol, que circunda a lateral do silo e que também deve possuir plataformas de descanso a cada lance de 9 metros de altura. Estas escadas oferecem acesso a equipamentos ou áreas de inspeções, e este acesso deve ser seguro, conforme a necessidade da atividade.
A escada para silo do tipo marinheiro geralmente propicia visitas para inspeções e verificações. A escada para silo fixa do tipo caracol, por possuir maior largura e corrimão lateral, oferece maior segurança para o acesso com ferramentas ou outros objetos. A escada para silo, de qualquer tipo, colabora com o funcionamento do silo, pois a temperatura e a umidade são fatores que devem ser controlados rigorosamente para que a qualidade do grão não seja afetada ou para que não haja a deterioração precoce deles, evitando assim perdas e prejuízos.