Uma escada é um equipamento ou parte da construção que tem por função permitir que um nível diferente seja alcançado. Quando aplicada em locais onde o objetivo principal é retirar produtos de uma prateleira alta, em um estoque, por exemplo, esta pode ser chamada de escada para estoque. Assim, qualquer modelo de escada que sirva para acessar algum material no meio comercial ou industrial, pode ser chamada de escada para estoque. Diversos tipos de escada para estoque estão disponíveis no mercado, de modo que, o modelo correto deve ser escolhido através das características do material estocado como peso, fragilidade, altura do estoque, entre outros.
Dentre os diversos modelos de escada para estoque, um dos mais encontrados no mercado farmacêutico, em farmácias, por exemplo, é a escada do tipo paralela. Esta escada para estoque é uma boa opção para este tipo de mercado pois, normalmente, são prateleiras que não são muito altas e o produto estocado é leve e de fácil manuseio. Além disso, normalmente, os corredores do estoque são estreitos o que torna perfeito o uso da escada para estoque do tipo paralela. Outra vantagem deste modelo de escada é ter a opção de compra com trilho e gancho, o que a torna ainda mais segura e de fácil manuseio.
Ainda falando de estoques de produtos leves, pequenos e de fácil manuseio, outra escada para estoque comumente utilizada é a banqueta industrial. Esta escada para estoque é confeccionada em duralumínio com altura máxima de 1,00 METRO, atendendo assim, de forma muito capaz, situações de pouca altura, como em estoques menores com prateleiras baixas, normalmente a vista. Por serem leves e de fácil movimentação, são extremamente versáteis e muito seguras para uso, de modo que, se tornam uma excelente opção quando se trata de escada para estoque de produtos pequenos.